BLOG 1001-1002
Formando Opiniões.

Energia Descentralizada. Exagero ou necessidade para o Brasil?


- Hoje o assunto é bem simples, direto e curto.

- Sobre o Apagão:
[ Se você já sabe do que se trata o apagão, pula para a próxima ]

- A idéia para o novo poster surgiu do apagão que aconteceu no Nordeste, do dia 03 a 04 de Janeiro pela madrugada. Pra quem não sabe o apagão atingiu 8 estados do Nordeste: Bahia, Alagoas, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Dados dizem que foram 46 milhões de pessoas sem energia. O motivo foi graças a uma falha técnica em uma subestação de transmissão de energia no interior de Pernambuco.

Via Twitter:
@MirandaSa_ : Números de apagões graves quase dobram em dois anos: passaram de 48 em 2008 para 91 em 2010. E Dilma por dentro como ministra.


Uma das soluções:
[ a parte que interessa da matéria ]

- A produção descentralizada de energia, ou microgeração, refere-se à possibilidade de o consumidor, particular ou empresa, poder produzir a sua própria energia, recorrendo para tal a equipamentos de pequena escala, como por exemplo painéis solares, microturbinas, microeólicas ou mini-hídricas.

Gerar energia mais perto de onde ela será consumida, o que chamamos de geração descentralizada, é a maneira mais segura de garantir que não haverá falta de eletricidade no país”, diz Ricardo Baitelo, coordenador da Campanha de Energia do Greenpeace

- A nova versão do relatório Revolução Energética, estudo elaborado pelo Greenpeace, em parceria com especialistas do setor e lançado no final de 2010, mostra como o Brasil pode se tornar 93% renovável nos próximos 40 anos, com investimentos em energia limpa e eficiência.

- Pelas projeções do relatório, 26,4% da energia que consumiremos será proveniente de solar e eólica. “O Nordeste é a região do país onde o sol e o vento podem gerar mais energia. Com todo este potencial, não faz sentido um defeito de transmissão ser capaz de cessar o abastecimento de oito estados”, conclui Baitelo.



Opinião de pessoas próximas:

- Em um discursso pela internet sobre a energia descentralizada um colega meu deu sua opnião mas quis ficar no anonimo:

" Não é viável. Uma estação de energia solar produz quase 1/4 de uma hidrelétrica. E o custo é altíssimo. Sem falar que no inverno ficaria todo mundo no escuro né? E perguntei se ele já havia ouvido falar na energia descentralizada: " Já, mas achei meio utópico" E falando de todos os beneficios ainda ele continuou na mesma posição: " É, seria ótimo. Mas daria um trabaalho... rs Desculpem, eu sou mais pé no chão. "



Já André ( @AndreLML ) é bem a favor das medidas que beneficiam o meio ambiente.
"Eu acho que é necessário encontrar alternativas. Acho muito mais custoso construir muitas hidrelétricas e cuidar dos desastres da natureza que elas trazem". Em relação as pessoas que são "contra" a medidas mais interessantes para o meio ambiente ele resalta: "eu só me preocupo pq as pessoas estão mais preocupados com o lucro e com o bem-estar sem perceber que deixar o meio-ambiente de lado" Eu entendo o ponto das pessoas que acham caro e muitas pessoas nem tem o que comer direito, quanto mais isso mas, mesmo que não seja a solar é preciso sim encontrar outra forma e evitar utilizar o pré-sal o que adianta ter lucro e aumentar o PIB, para teoricamente (rs, Brasil e corrupção, uma longa novela) melhorar a qualidade de vida da população destruindo mais ainda o buraco na camada de ozônio e poluindo o ar que respiramos qual é a lógica disso? Não faz sentido /felipeneto -n"

-

- Agora eu quero saber o que vocês acham sobre a idéia de implantar a "Energia Descentralizada" em nosso País. Exagero ou necessidade? Será que chega a ser tão 8 e 80 cada um dos lados?


Fonte:

Segue o Blog no Twitter.


14 comentários:

Eu acho demasiadamente necessário e que isso deve ser feito quanto antes melhor. Se vai dar muito trabalhao - é pra isso que o país arrecada da população todo esse dinheiro (que infelizmente é desviado), sim vai dar trabalho, mas alguém tem de dar um jeito nisso. Temos que nos importar primeiramente com o meio ambiente, pois estamos em um estado crítico - e parece que estão todos cegos, cegos que nem querem enxergar. Pode ser utópico, infelizmente, pois a minha fé nos poderosos desse país já se esvaiu há tempos. É só ganhar dinheiros que eles querem. Foda-se o resto. Repugnante.


Concordo!E o post foi bem como você disse simples, direto e curto!E mesmo assim soube expor sua opinião!parabéns!


Muito bom, post bem explicado e facil de entender.
http://www.bigodefedido.com/


Apagão no nordeste, eu tava lá ô/
sokaoskoaksako'

O post está excelente!


Realmente é difícil a situação, a quantidade de apagões,queda de energia... tem sido muito alta. Isso não deve ser aceitável. Bjs


vlw..pego mais que vc?kkkk será?


ja to seguindo tá

a e gostei do designer viu

http://www.paulstepola.blogspot.com/


É sempre bom as pessoas se preocuparem com este assunto, pois a situação está feia!!! Parabéns pelo blog. Abraço.


Concordo,mais não tenho muito o que comentar não. rs
Bom em relação ao post achei muito bem edita (e com um ótimo assunto)
Abraços


Os europeus estão conseguindo substituir as hidrelétricas por outras fontes renováveis.

Antes a energia hidrelétrica respondia pela maior parcela entre as fontes renováveis, com (11,6%), seguida pelas energias eólica (4,2%), biomassa (3,5%) e solar (0,4%).

Agora entre as fontes renováveis a energia eólica ficou em primeiro, com 37,1%, seguida por fotovoltaica (21%), biomassa (2,1%), hidrelétrica (1,4%) e energia solar concentrada (0,4%).

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=energia-renovavel-na-europa&id=010175100706


Está mais do que na hora de procurar e implantar fontes mais sustentáveis de geração de energia... O Brasil tem muito espaço para a exploração de várias delas... pq não, neh?!

;P


é uma situação muito complicada! parabens pelo post


Um assunto delicado porém necessário.
Achei interessante ver a opinião de outras pessoas no próprio post.

Resumindo, o Brasil ainda precisa de muito para ser um PAÍS DE TODOS, como andam dizendo por aí.


necessário que seja criado sim.


Postar um comentário

Bem-Vindo[a] ao 1001-1002

Bem-Vindo[a] ao 1001-1002
Formando Opiniões

O dono do 1001-1002

Minha foto
Publicitário! Formado em Técnico de Rádio e TV.E Blogueiro!

Siga o 1001-1002

Entre em contato com o Blog.

Entre em contato com o Blog.
Sugestão, Reclamação, Parceria, Dúvida etc.

Colmeia

Colmeia: O melhor dos blogs

Sound Redefinitionr

Sound Redefinitionr
Blog de Música

Seis Milênios

Seis Milênios
Filmes, Livros e Resenhas

By Faby Falcão

By Faby Falcão
Blog de Moda

Vide Music Teen

Vide Music Teen
Blog de Música