BLOG 1001-1002
Formando Opiniões.

Slow Food a cultura de comer bem devagar.

O que é o Slow Food? ( se não interessar pula pra próxima )
- A Slow Food, representada por um pequeno caracol é uma associação internacional ( sem fins lucrativos) fundada por Carlo Petrini em 1986, com o objetivo de conter o avanço da fast food ( nome genérico dado ao consumo de refeições que podem ser preparadas e servidas em um intervalo pequeno de tempo ) e fast life. Hoje conta com mais de 100.000 associados que formam e mantêm nosso movimento

O que representa o caracol: ( se não interessar pula pra próxima )
O movimento Slow Food tem no caracol seu símbolo, escolhido porque se movimenta lentamente e come calmamente durante a vida. O caracol também é uma especialidade culinária do norte da Itália, especialmente da cidade de Bra, onde o movimento nasceu.

O que representa o movimento: ( a parte que interessa )
- A Slow Food prega que vemos comer e beber devagar, experimentando bem o tempero, seja com a familia ou amigos, sem a menor pressa. O movimento segue o conceito conceito da ecogastronomia, ou seja, ter o prazer da alimentação saudável de olho planeta.

- "O princípio básico do movimento é o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores"

Opniões sobre o movimento:
- "Quando você se questiona de onde veio aquele alimento, já virou Slow Food. O Slow Food prega o resgate da comida local, caseira, artesanal, a valorização da riqueza de cada região. É uma metáfora, mas que se coloca no dia a dia a partir do momento em que as pessoas engolem a comida em frente à televisão e ao computador, sozinhas, sem convivência", analisa Cenia"

- "Tatiane Santos, coordenadora do curso superior de tecnologia de gastronomia da Unimep e membro do convivium de Piracicaba. "Se o consumidor compra o que vem de fora, incentiva a produção em larga escala e a importação, que exige logística, gera custos e poluição. Tem que comprar produtos regionais, buscar alimentos não convencionais, diferentes, mais saudáveis, mais adequados ao ambiente. Por que vou ao mercado comprar uma erva que vem de São Paulo se posso pegar a mesma na horta ao lado da minha casa? Não tem mistério", completa."

Resumindo:
- "Slow Food ajuda as pessoas a redescobrirem o prazer de alimentar-se e compreenderem a importância de entender de onde a sua comida é proveniente, quem faz e como é feita. O movimento também organiza feiras, mercados e eventos locais e internacionais onde consumidores podem encontrar os produtores, além de provar alimentos de excelente qualidade."

- Será que esse movimento pega aqui no Brasil? Será que as pessoas aqui em nosso País estão preparadas para deixar de lado essa idéia de comer rápido e comer qualquer besteira por ai, podendo trocar para comer algo mais saudável e saber de onde vem etc e tal? Na minha opinião, isso aqui para pegar no Brasil vai dar muito trabalho e será preciso muita divulgação, mas se depender de mim já estou dentro.





2 comentários:

Muito interessante e informativo, o texto
-
http://lollyoliver.wordpress.com/


Li o post e ao meu ver é uma ótima campanha. Mas no meu caso em especial sempre realizei essas boas práticas, sem conhecer o Slow Food, claro. Estou te seguindo. Não pretendo fazer spam, para me visitar no meu blog clique em meu nome.


Postar um comentário

Bem-Vindo[a] ao 1001-1002

Bem-Vindo[a] ao 1001-1002
Formando Opiniões

O dono do 1001-1002

Minha foto
Publicitário! Formado em Técnico de Rádio e TV.E Blogueiro!

Siga o 1001-1002

Entre em contato com o Blog.

Entre em contato com o Blog.
Sugestão, Reclamação, Parceria, Dúvida etc.

Colmeia

Colmeia: O melhor dos blogs

Sound Redefinitionr

Sound Redefinitionr
Blog de Música

Seis Milênios

Seis Milênios
Filmes, Livros e Resenhas

By Faby Falcão

By Faby Falcão
Blog de Moda

Vide Music Teen

Vide Music Teen
Blog de Música